-
Arquitetos: Lalith Gunadasa Architects
- Área: 4025 ft²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Dilanka Bandara
-
Fabricantes: American Standard, Crystal Stone, Dulux, Elba, Grohe, Hafele, Seyerlack - JAT Holdings
Descrição enviada pela equipe de projeto. Casal jovem recentemente casado, com um estilo de vida ocupado, ambos envolvidos com TI e almejavam uma Casa Moderna, onde pudessem relaxar e desfrutar de tranquilidade, mantendo a vivacidade. A missão aqui era atender à demanda do cliente e responder ao terreno e contexto.
O projeto foi conceituado como um quebra-cabeça de salas internas e jardins externos que, juntos, criam a ilusão de espaços infinitos, enquanto, na realidade, trata-se de um terreno urbano. O local está situado na Rua Alakeshwara, uma densa área residencial urbana em Ethul Kotte, Sri Jayawardenapura. A casa foi projetada com dois pavimentos, somando uma área total de 374 m². O térreo é composto por dois veículos para estacionamento, sala de estar, sala de visitas, sala de jantar, copa e lavanderia.
Ao gerenciar uma inclinação de 1,2 metros de leste a oeste, os espaços do térreo são colocados em pequenos níveis diferentes, melhorando a interconexão visual de cada atividade e a brincadeira rítmica dos espaços. O nível do solo naturalmente elevado da estrada melhorou a obtenção de um nível máximo de privacidade do lado de fora, mantendo uma visão completa da terra pantanosa do jardim como uma extensão da vista. A entrada estreita e linear, focando o pátio central aberto para o céu, leva à volumosa área de estar aberta com grandes janelas de madeira e portas envidraçadas cheias de luz natural, onde qualquer um sentirá que a natureza é trazida para os espaços internos. O coração da casa cria interação entre todos os espaços horizontais e verticais, enquanto as colunas de madeira e o piso de madeira criam uma atmosfera acolhedora de maneira moderna, lembrando os antigos pátios vernaculares do Sri Lanka.
Linhas retas e puras, formas simples, vistas amplas e grandes volumes com muita luz natural minimizam a distância entre o interior e o exterior. As paredes pintadas de branco e o piso de tijoleira branca refletem a luz do dia em todos os espaços e destroem a compacidade, criando uma habitação tranquila e espaçosa. Sem limites claros, a integração de áreas como a Dining and Pantry revela uma sequência de espaços que combinam expansividade e simbiose. A cozinha está localizada próxima à área da despensa. A sala do visitante está localizada ao lado da sala de estar no mesmo andar, sem atrapalhar as atividades comuns no térreo.
Espera-se que nessa casa seja possível que eles alcancem um repouso calmo e móveis simples tornaram-se fluidos e mutáveis garantindo pinturas coloridas que enriquecem a vivacidade. O primeiro andar é composto por uma sala de TV com sala de estar, quarto principal com banheiro anexo e outra sala de ginástica privativa e uma biblioteca com área de estudo. O quarto principal e um dos segundos quartos totalmente abertos para a visão incansável da terra pantanosa, enquanto todos os principais espaços do térreo e do nível superior interagem entre o quarto principal no pátio central. Outro segundo quarto se abre totalmente para o jardim dos fundos e para a estrada, protegido por grandes telas de madeira. Esse recurso garante ventilação e luz natural, mas oferece uma excelente qualidade de privacidade e segurança. O telhado projetado como um terraço para atividades polivalentes é uma plataforma ideal para passar a noite empoeirada sob o céu mutável, proporcionando uma visão livre de obstruções para os olhos e a mente.